13 de Jan de 2021

Pontos Diversos recebe Selo da Diversidade Étnico-Racial

Pelo segundo ano consecutivo, a Pontos Diversos recebe o Selo da Diversidade Étnico-Racial na categoria reconhecimento por ser uma entidade sem fins lucrativos que luta pela inclusão e diversidade.

O Selo da Diversidade Étnico-Racial representa uma política pública de sensibilização das instituições para a promoção do combate ao racismo, valorização da diversidade e inclusão racial de forma a fortalecer a diversidade étnico-racial no mercado de trabalho.

Este programa tem empresas certificadas na categoria compromisso, que são organizações que, entre outras coisas, devem apresentar e executar um plano de trabalho com ações voltadas para a diversidade étnico-racial. Já a categoria reconhecimento é voltada para micro/pequenas empresas, além de entidades sem fins lucrativos que têm na sua formação a luta pela igualdade racial e valorização da diversidade.

Jaqueline Sobral, supervisora do selo da Diversidade Étnico-Racial/Secretária Municipal da Reparação-Semur, avalia: "A Pontos Diversos é uma organização não governamental que tem na sua essência trabalhar a diversidade e a inclusão. Isto, inclusive, pode ser visto não só na sua missão e visão como em seus programas que potencializam ações voltadas para a diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Seus programas não só preparam pessoa, mas também a organização para que seja empática, valorize e respeite seu novo colaborador, criando um clima organizacional mais acolhedor e inclusivo. Por isto, é uma entidade que faz parte do Selo da Diversidade Étnico-Racial".

Ser reconhecida pelo comitê gestor como instituição de referência na luta pela valorização da diversidade é um grande passo para grandes mudanças que continuarão sendo promovidas pela Pontos Diversos, pois, desde outubro de 2016, a ONG vem incentivando e implementando ações em prol da diversidade, apresentando uma tecnologia social inclusiva e sustentável. Renata Martorelli, diretora-presidente da Pontos Diversos, reitera: "Tem sido muito incentivador reconhecer pares, observar cada vez mais pessoas e empresas investindo numa sociedade mais diversa e igualitária. O racismo e as relações étnico-raciais interseccionam a maioria das pautas estratégicas sobre diversidade e inclusão, é premente posicionamento das pessoas, organizações em todos os âmbitos sociais, fazendo valer as políticas públicas de promoção da equidade racial, inclusão social de afrodescendentes e a valorização da diversidade! Parabéns a SEMUR por mais uma certificação incrível!".

Sendo assim, esse é um passo significativo para as mudanças que precisam ser feitas no mundo e em toda a sociedade. E com certeza 2021 será o ano de muitas ideias e estratégias novas que impactarão ainda mais pessoas.