05 de Mai de 2020

Programação online promove interação entre equipe e jovens aprendizes da Pontos Diversos

Devido à pandemia de Coronavírus, muitas instituições precisaram readaptar formas de trabalho. Não foi diferente para a Pontos Diversos! Seguindo as orientações dos órgãos competentes e pensando na saúde e bem-estar de todos(as), desde o mês de março, as atividades presenciais da organização foram suspensas.

É sabido também que muitos momentos de crise geram oportunidade de crescimento, resolução de problemas e uso da criatividade. Semanalmente, os(as) jovens aprendizes recebem uma programação seguindo uma linha temática pensada especialmente para eles(as). Discussões e práticas sobre meio ambiente, meditação, saúde, aspectos psicológicos e emocionais, empoderamento crespo, desigualdade social, diversidade e inclusão, entre outros, têm acontecido e o resultado é sempre apresentado em forma de produções realizadas pelos(as) próprios(as) jovens. Para isso, ferramentas digitais têm feito a diferença: grupos de WhatsApp, lives pelo Instagram, Zoom, Teams... Tudo pensando em alcançar o maior número de participantes possível. A iniciativa faz parte do Programa Conexões Diversas.

Para Carolina Barreto, vice-presidente da Pontos Diversos, tem sido um momento de profunda interação entre a equipe e os jovens, ainda que à distância: “O Programa Conexões Diversas - Especial #FiqueEmCasa se insere como solução educativa e sociopsicológica para nosso grupo de aprendizes nesse momento de isolamento social e suspensão abrupta das atividades presenciais, mas também tem sido muito relevante para aqueles que seguem a Pontos Diversos nas redes sociais, na promoção da saúde, principalmente, emocional e no acesso de conteúdos com muita relevância social, organizacional e política”.

Participam das atividades 179 jovens e 27 profissionais. 

 

PROGRAMA CONEXÕES DIVERSAS - ESPECIAL #FIQUEEMCASA

O CONEXÕES DIVERSAS está idealizado como uma ação de inclusão social, valorização da diversidade humana e ressignificação das relações sociais, por meio da potencialidade de conexão entre pessoas, instituições e mercados.

Idealizado pela Pontos Diversos, o Especial #FiqueEmCasa se propõe como uma plataforma digital que possibilita a conexão entre diversos atores sociais a partir de seus interesses comuns.

Sua estruturação e implementação está em fase de desenvolvimento, mas, frente a atual conjuntura e necessidade de maior isolamento social, a Pontos Diversos adota a ideia do Programa CONEXÕES DIVERSAS para inovar os processos pedagógicos no âmbito dos Programas de Aprendizagem Profissional, Nossa Travessia e PPJA (Programa Petrobras Jovem Aprendiz) com o objetivo de estabelecer um espaço de diálogo, reflexões e produção de cultura e arte. 

A Pontos Diversos considera que todas as ações humanas têm caráter político e pedagógico e que os desdobramentos das nossas ações são infinitos sobre a construção dos indivíduos, das relações sociais e da sociedade. Por isso, marcamos nosso posicionamento frente ao contexto social vivido na atualidade, de apoio e presença no cotidiano da vida da juventude que alcançamos com os nossos projetos de aprendizagem e de todxs aqueles que acompanham de alguma forma as nossas redes sociais e meios de conexões oferecidos pelas tecnologias atuais.

Se é na vida que tudo acontece, as circunstâncias de adversidades e experiências requerem diariamente soluções criativas e inovadoras e é nesse sentido que lançamos um piloto do CONEXÕES DIVERSAS - Especial #FiqueEmCasa com os jovens aprendizes formados atualmente pela Pontos Diversos.

 

COMO ESTAMOS FAZENDO?

Toda semana decidimos com a equipe uma temática. A temática é definida na via de atender o interesse dos jovens, promover o protagonismo deles no processo, apoiar para as questões surgidas nesse contexto de isolamento social e medos, identificar as demandas que necessitam de intervenção, garantir a saúde mental de todos os envolvidos e valorizar o trabalho realizado por todos os envolvidos (empresas, jovens, equipes e Pontos).

As atividades estão sendo realizadas por meio de plataformas de comunicação diversificadas e sempre na via de proporcionar a inclusão da totalidade dos jovens inseridos nos programas PPJA e Nossa Travessia e ampliando, por meio das plataformas de comunicação públicas, para outros atores.

As plataformas utilizadas são voltadas a garantir interação, inclusão, proximidade e acolhimento das demandas de maneira mais integral possível.

Pelo Zoom Meet, realizamos os encontros semanais online, garantindo o distanciamento social, mas também o envolvimento com as atividades do Programa CONEXÕES DIVERSAS - Especial #FiqueEmCasa.

Através do WatsApp, realizamos diálogos diários publicação de vídeos aulas postadas também pelo youtube, acompanhamento e encaminhamento psicossocial, reuniões menores para a realização e encontro de acompanhamento psicossocial. Essa ferramenata também tem sido útil para contato com o CAPS e outros serviços de assistência às vítimas de violência doméstica que tem surgido e outras demandas

Pelo Instagram, estamos promovendo as lives motivadoras da discussão dos temas da semanais e proporcionando a transversalidade da temática da semana com a saúde e qualidade de vida.

Pelo site, estamos promovendo os conteúdos produzidos pelos jovens e parceiros que tenham identidade com a temática da semana ou não.

 

ATIVIDADES CONEXÕES DIVERSAS - ESPECIAL #FIQUEEMCASA

AGENDA SEMANAL FIXA

Segunda-feira
Diálogo via zoom com os jovens todas as segunda-feira, 15h00, para: dialogar sobre temática da semana, programação e atividade da semana.

Terça-feira
Atividade motivadora das discussões da semana por meio de Live no Instagram.

Quarta-feira
Promoção da discussão nos grupos dos jovens pelo WatsApp, busca ativa para motivar a participação, explicação sobre as dúvidas da atividade da semana, publicações realizadas no site.

Quinta-feira
Live de meditação no Instagram – Transversalizar tema com a perspectiva da saúde integral.

Sexta-feira
Culminância das discussões e reunião de avaliação e planejamento pelo WhatsApp.

 

Veja a programação completa