13 de Mai de 2020

PROGRAMA CONEXÕES DIVERSAS - ESPECIAL #FIQUEEMCASA | DEPOIMENTO DE JOVEM APRENDIZ

Com as atividades presenciais suspensas em virtude do período de pandemia do Coronavírus, desde o dia 23/03/2020, nós do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), juntamente com o auxílio da Pontos Diversos, estamos realizando atividades semanais de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento, profissionalismo e reflexão acerca de cada um dos jovens. Para mim, por exemplo, está servindo de bastante aprendizado!

Apesar do período pandêmico que estamos vivendo nos últimos dias, a organização não esqueceu de cada um de nós que faz parte desse projeto tão incrível e lindo de se ver. Com reflexões acerca do COVID-19, os 5 R's da sustentabilidade, empoderamento feminino, lives semanais no Instagram, discussões produtivas no WhatsApp, reuniões pelo aplicativo Zoom, vamos seguindo nossas atividades. Em alguns momentos, pude não ter determinada resposta para todas as discussões ocorridas ou me mantive simplesmente em silêncio, já que o que é transmitido é de forma sem igual, ao ponto de só difundir pensamentos e reflexões em nossos pensamentos.

A equipe nos auxilia com sintonia e liberdade de expressão para discussões que muitas vezes não são questionadas ou passam despercebidas no dia a dia da sociedade brasileira, como por exemplo, desigualdade social, mazela, racismo, preconceito, discriminação e o cotidiano brasileiro. Servindo, assim, para meditação, adequação e análise a nossa realidade. As atividades desenvolvidas têm servido também como forma de aliviar a ansiedade e tensão do momento que estamos enfrentando.

Amo participar das atividades à distância desenvolvidas pela Pontos Diversos e por nós jovens. Tento incentivar os colegas de trabalho e os demais jovens para que tenham participação e interação. Tenho aprendido que juntos somos mais fortes e que o importante é ser diverso respeitando os limites do outro. Apesar de não sermos perfeitos, podemos contribuir com a união, a amizade, o ajudar o próximo a conversar, dialogar, interagir e contribuir de forma produtiva através do home office, que é esse trabalho em casa.

Agradeço imensamente aos meus colegas, aos educadores e toda a equipe PONTOS DIVERSOS por estar cuidando desse programa de aprendizagem sem deixar ele morrer. Tenho me desenvolvido, refletido, raciocinado de forma diversa e ampla, livrando-me aos poucos da ansiedade, do medo e da tensão que estamos adquirindo e enfrentando nesse período pandêmico.

Brenda Santana
Jovem Aprendiz do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) - Polo Alagoinhas

 

Quer saber mais sobre o Programa Conexões Diversas - Especial #FiqueEmCasa? Clique aqui!