07 de Mar de 2020

Quando a gente inclui, a gente diversifica!

A diversidade acontece quando existe o olhar atento e a compreensão sobre o contexto da nossa sociedade atual e das organizações, juntamente com o desejo de transformar a vida das pessoas positivamente e modificar cenários até então preestabelecidos.

De acordo com o Censo de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015, divulgada pelo Ministério do Trabalho, respectivamente, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PcDs) e apenas 403,2 mil (menos de 1%) dessas atuam formalmente no mercado de trabalho. As estatísticas nos mostram um número expressivo de pessoas que estão aptas a trabalhar, mas que não possuem a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Por mais que exista um movimento de mudança dessa situação (toda ação em prol de transformações positivas valem a pena), infelizmente ainda é muito lento e dificultoso o processo das organizações para se adequarem à realidade da inclusão necessária.

É importante reconhecer e valorizar a contribuição do outro para a evolução e para o desenvolvimento da sociedade e das culturas organizacionais. E isso requer entender que o outro é diferente de mim, de você, de nós. Afinal, somos diversos e essa é a compreensão que buscamos dia após dia dentro das empresas e dentro de cada um de nós, cidadãos. Isso é inclusão e diversidade!

Costumamos usar uma frase que acreditamos muito: "Se o meu olhar muda, o mundo muda!". Somos agentes de mudanças sociais e isso nos torna fortes para colocarmos em prática a nossa missão!

Equipe Pontos Diversos