Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA)

  • Petrobras Programa Jovem Aprendiz

Programa da Petrobras direcionado ao cumprimento da cota de jovem aprendiz na Bahia, em conformidade com a Lei 10.097 / 2000, do então Ministério do Trabalho.

Tem como objetivo promover a inclusão de adolescentes e jovens na educação profissional e no mundo de trabalho por meio de contrato de aprendizagem.

O Programa é executada por meio de convênio firmado entre Pontos Diversos e Petrobras, cuja finalidade de cumprimento da cota de jovens aprendizes garante a assinatura da carteira de trabalho do jovem, com pagamento de um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, vale refeição e vale transporte.

Parceiros
1. Pontos Diversos Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental - Instituição Social conveniada com a Petrobras, responsável por: a) selecionar os adolescentes e jovens; b) assinar as carteiras de trabalho dos adolescentes e jovens na condição de aprendizes e remunerá-los durante a vigência dos contratos de aprendizagem; c) ministrar a formação básica dos aprendizes; d) Acompanhar o desenvolvimento do processo de aprendizagem; e) Estabelecer relação com as famílias; f) Gerenciar o PPJA e a relação entre os parceiros.

2. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI DR/BA - Entidade formadora responsável pela etapa da formação profissional dos aprendizes.

O que é
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) é o programa da Petrobras direcionado ao cumprimento da cota de jovem aprendiz, em conformidade com a Lei 1 0.097 / 2000, do Ministério do Trabalho. Tem duração de 12 meses.

Objetivo
Promover a inclusão de adolescentes e jovens na educação profissional e no mercado de trabalho por meio de contrato de aprendizagem.

A quem se destina
Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que estejam na faixa etária de 14 a 21 anos.

Onde tem PPJA
Em Alagoinhas, Candeias e Salvador.

Como funciona
Além das aulas no SENAI e da vivência na Petrobras, é feito um acompanhamento psicossocial que contemple as necessidades de cada jovem. Tem atividades de:

1. Construção e identificação do eu;
2. Relações interpessoais dentro e fora do trabalho;
3. Aspectos sócio-políticos das situações de vulnerabilidade social.

Resultado
1. Desenvolvimento profissional e do repertório comportamental e emocional;
2. Aumento de responsabilidade e expectativas de vida;
3. Evolução em termos de criticidade, resolubilidade de conflitos e enfrentamento de desafios;
4. Fortalecimento da autoestima e do espírito de coletividade.

 

ETAPA NA PONTOS DIVERSOS
Formação Básica
Objetivos: Desenvolver sujeitos ativos, socialmente responsáveis e com plena capacidade para o exercício da cidadania; fomentar a criatividade por meio de linguagens artísticas e através da valorização e geração de cultura; favorecer à capacidade crítica dos sujeitos acerca da vida em sociedade em todas as esferas que contemplam a interação e as relações sociais; potencializar as relações sociais dos sujeitos envolvidos.

 

ETAPA NO SENAI
Auxiliar de Operações Logísticas
Objetivo: Formar profissionais capazes de contribuir significativamente para ampliação dos níveis de qualidade, produtividade e competitividade da indústria baiana, visando assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e do trabalho, contribuindo para a ampliação da inserção de jovens no mercado de trabalho no Estado.

Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais
Objetivo: Colaborar no processo de formação de jovens com a finalidade de assegurar-lhes o domínio de conhecimentos básicos na área Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais para a execução de atividades relacionadas a manutenções e reparos em máquinas e equipamentos simples.