O Cinergia Diversa
O Cinergia Diversa é um projeto de fomento ao cinema em municípios da Bahia, que contará com exibições cinematográficas itinerantes e em espaços de referência locais. As sessões serão gratuitas, acessíveis para todos os públicos, e acontecerão em quatro cidades: Feira de Santana, Juazeiro, Alagoinhas e Valença. O projeto foi selecionado pelo edital CINEMAS E SALAS PÚBLICAS VOCACIONADAS, que apoia projetos de exibição de filmes em locais públicos, incluindo salas de cinema, equipamentos públicos vocacionados, cinemas de rua e cinemas itinerantes.
Objetivos do Cinergia Diversa
- Promover a difusão do cinema e fomentar uma produção audiovisual mais inclusiva e sustentável
- Democratizar o acesso à cultura
- Promover a inclusão cultural, social e econômica.
Para alcançar esses objetivos, o projeto realizará 20 exibições cinematográficas em equipamentos culturais municipais e em espaços públicos abertos nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro, Alagoinhas e Valença. As exibições contarão com uma programação paralela que inclui 20 diálogos com a curadora sobre as produções cinematográficas exibidas, 20 apresentações artísticas com iniciativas locais e 20 visitas guiadas ao veículo CINERGIA SOLAR. Além disso, o projeto oferecerá treinamento e participação em processo seletivo para 100 munícipes interessados em integrar à cadeia produtiva da cultura, contratando 75% da equipe técnica com profissionais locais.
Entrega das Salas
O processo envolve visitas técnicas prévias para levantamento e aparelhamento das salas vocacionadas, garantindo que os espaços estejam preparados para receber as exibições e atividades do Projeto.
Mobilização e Formação
O projeto também inclui a capacitação e certificação de 100 munícipes das cidades visitadas. A trilha formativa proposta pelo projeto, além de contemplar conteúdos de produção cultural, produção audiovisual, técnicas de projeção, temas essenciais para atuação na cadeia produtiva, traz também assuntos como democratização do acesso à cultura, diversidade, equidade, inclusão cultural, social e econômica, e noções de acessibilidade, tornando o percurso ainda mais rico, abordando temas da expertise de atuação da Pontos Diversos. Vinte desses moradores terão a oportunidade de experienciar de forma prática e remunerada a cadeia produtiva cultural local.
Exibições
As exibições ocorrerão em Centros Culturais Municipais como o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença) e Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro). Além disso, haverá exibições itinerantes, com estrutura acessível para todos, em espaços públicos das cidades contempladas.