Programação diversificada e acessível fortalece identidade e cenário cultural local
O Cinergia Diversa, projeto voltado para a democratização do acesso ao cinema, realizará exibições gratuitas e acessíveis de filmes em quatro comunidades de Valença entre os dias 13 e 16 de fevereiro .
As sessões acontecerão em um veículo movido a energia solar, permitindo que a iniciativa alcance territórios estratégicos de atuação, conforme a proposta do projeto. Serão contempladas zonas rurais, comunidades periféricas, indígenas e quilombolas . Além disso, todas as exibições contarão com recursos de acessibilidade, como legendas adaptadas e interpretação em Libras, garantindo uma experiência inclusiva para o público.
O Cinergia Diversa é um projeto contemplado pelos Editais Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal .
A curadoria do projeto foi elaborada para oferecer um recorte amplo e representativo da diversidade cultural. Natureza França, curadora do Cinergia Diversa, destaca a importância dessa seleção: “As sessões trarão produções baianas, de animação, ficção e documentário, abordando temas como autoestima, infância, cultura, tradição, território e relações sociais. Nosso objetivo é promover a inclusão e a diversidade por meio do acesso ao cinema, além da valorização dessa diversidade cultural que é tão nossa.” , compartilha.
Entre os filmes selecionados para exibição estão:
🎬 Balizando 2 de Julho (2019)
🎬 Meu Nome é Maalum! (2021)
🎬 Reisado (2019)
🎬 Salu e o Cavalo Marinho (2020)
🎬 T de Tubarão (2019)
🎬 Dona Dalva: A Vida e a Roda (2020)
🎬 Do Meu Lado (2019)
Além das exibições, o evento contará ainda com uma roda de conversa com a curadora e apresentações artísticas locais, reforçando o compromisso do projeto com a descentralização da cultura e a valorização da diversidade cultural.
Exibições do Cinergia diversa em Valença
13/02 – Quilombo Novo Horizonte | 18h às 20h
14/02 – Guaibim, Praça Municipal Mário Laerte | 18h às 20h
15/02 – Orobó, Comunidade Paraná | 18h às 20h
16/02 – Largo do Bonfim (em frente à Escola Municipal Oliveira Brito) | 18h às 20h
🎟️ Entrada gratuita
♿ Sessões com acessibilidade em Libras e legendas adaptadas