O projeto Cinergia Diversa , que promove a democratização do cinema por meio de exibições gratuitas, e inclui no seu processo de realização uma capacitação em audiovisual, inscreveu 164 cursistas em quatro municípios da Bahia: Juazeiro, Alagoinhas, Valença e Feira de Santana . A iniciativa, financiada pela Lei Paulo Gustavo, através da secretaria de Cultura da Bahia, fortalece a cadeia cultural local ao unir inclusão e sustentabilidade.
A Formação Inicial em Audiovisual e Acessibilidade , realizada de forma virtual e assíncrona, abordou temas como Produção Cultural, Produção Audiovisual, Técnicas de Projeção e Som, Noções de Acessibilidade, Diversidade, Equidade e Inclusão , além da Democratização do Acesso à Cultura . Os participantes tiveram acesso a quatro horas de conteúdos teóricos, fóruns interativos e um encontro de culminância para troca de experiências.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Superação de expectativas e nova turma
No total, o projeto recebeu 164 inscrições para a formação. Para obter a certificação, os cursistas precisavam atingir um desempenho mínimo de 75%. Do total de inscritos, 73 participantes se habilitaram para o processo seletivo e 32 foram contemplados — oito por município — para atuar de forma prática e remunerada com bolsa auxílio, nas exibições itinerantes do Cinergia Diversa, complementando o aprendizado.
O interesse de participantes por realizar as formações superou as expectativas da equipe organizadora. Para a curadora do Cinergia Diversa, Natureza França, a busca pela formação reforça a demanda por qualificação na área do audiovisual. “O interesse no processo formativo nos surpreendeu de forma muito positiva, o que nos motivou a abrir uma segunda turma para os inscritos que não concluíram o percurso dentro do prazo. Dessa forma, ampliamos as oportunidades de capacitação e fortalecemos ainda mais a rede de profissionais em cada município”, destaca Natureza.
O Cinergia Diversa segue contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva cultural nos territórios atendidos, reafirmando a importância de iniciativas inclusivas e acessíveis.
Próximos passos
A próxima etapa do projeto inclui a entrega de equipamentos para salas vocacionadas e o início das exibições itinerantes nos municípios contemplados , garantindo a continuidade das ações e ampliando o acesso ao cinema em diferentes territórios da Bahia.