Lançamento aconteceu em evento comemorativo aos 8 anos de atuação da organização que soma mais de 4 milhões de beneficiados
A ONG Pontos Diversos lançou no dia 24 de outubro, durante o evento Ciclos de Continuidade, realizado em comemoração aos 8 anos de atuação da organização, a Cartilha “Acessibilidade: Caminhos para uma Comunicação Inclusiva”. Desenvolvido com o objetivo de orientar profissionais de comunicação, educadores e instituições na criação de conteúdos acessíveis e inclusivos, o material foca em garantir que a informação seja transmitida de maneira equitativa para diversos públicos.
A Cartilha oferece práticas para a elaboração de conteúdos textuais, audiovisuais e metodológicos que atendem pessoas com deficiências visuais, auditivas, surdocegas e outras condições, promovendo uma comunicação amplamente inclusiva. "Com esse material propomos que, por meio de atitudes cotidianas, seja possível dialogar com as pessoas com deficiência de maneira simples, objetiva e intencional", comentou Renata Martorelli, sócia-fundadora da Pontos Diversos, durante o evento de lançamento da Cartilha.
Caminhos práticos para a inclusão
A Cartilha de Acessibilidade é construída em linguagem acessível e apresenta uma compilação de estudos e exemplos que demonstram como é possível eliminar barreiras em diversos aspectos da comunicação. Além de abordar as dimensões visuais e auditivas, o guia prático contempla sete dimensões de acessibilidade, abrangendo a comunicação de forma ampla e inclusiva. Anderson Ferreira, sócio da Farol Acessibilidade, empresa parceira da Pontos Diversos na produção da Cartilha, destaca: "A intenção é formar pessoas com uma nova perspectiva, oferecendo exemplos de como promover a acessibilidade em diferentes aspectos e eliminando barreiras para a plena participação das pessoas com deficiência."
Outro parceiro na criação do material foi a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, parte da estrutura da SJDH, representada por Luiz Araújo, que contribuiu ativamente na elaboração da cartilha e comentou sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no acesso a políticas públicas. "Discutir acessibilidade ainda é um desafio, muitas vezes restrito ao aspecto arquitetônico. Por isso, criar uma cartilha que informe e eduque, especialmente sobre comunicação acessível, torna-se uma ferramenta importante para a garantia dos direitos humanos. Elaborar esse conteúdo foi enriquecedor; pude revisitar conceitos, aprender novas formas de comunicação inclusiva e, como pedagogo, é gratificante contribuir para a disseminação desse conhecimento essencial," afirmou o assistente técnico, que também é pedagogo, com especialização em Psicopedagogia e Socioeducação.
Lançamento no evento Ciclos de Continuidade
O lançamento da cartilha ocorreu durante o evento Ciclos de Continuidade, que promoveu uma série de diálogos sobre Direitos Humanos, Acessibilidade, Culturas Populares e Economia Criativa. O evento reuniu aproximadamente 50 convidados, incluindo representantes de organizações sociais, gestores públicos, empreendedores criativos, profissionais de acessibilidade e agentes culturais, reafirmando o compromisso dos Pontos Diversos com a inclusão e a diversidade.
Acesso
A Cartilha de Acessibilidade está disponível em formato digital através do link e pode ser acessada gratuitamente. A Pontos Diversos planeja distribuir em breve versões impressas e ampliar o conceito de inclusão, considerando também formas de diversidade, como a linguagem neutra externa para a população LGBTQIAPN+.