O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Fundação da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (Fundac), em parceria com a Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental - Pontos Diversos, promoveram, nesta terça-feira (07), o lançamento do Projeto Nossa Travessia com uma aula inaugural na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) Salvador.
O chefe de gabinete da Setre, Juremar de Oliveira, representanto o secretário Davidson Magalhães, ratificou a importância da iniciativa falando diretamente para os jovens presentes: "Esse projeto é mais um instrumento para que vocês tenham oportunidade para mudar o futuro dentro de um mundo mais justo, mais equilibrado e mais igual para a sociedade. Nós acreditamos muito em vocês e acreditamos na perspectiva de um mundo diferente para milhões de jovens!".
Ao presenciar uma apresentação musical dos jovens com instrumentos percussivos e de sopro, Regina Affonso de Carvalho, diretora geral da Fundac, celebrou o momento: "Sinto orgulho por estarmos vendo os nossos adolescentes tocando, fora tantas outras oportunidades que lhes estão sendo asseguradas. Aqui é uma comunidade e aqui se pratica solidariedade! O Projeto Nossa Travessia vai preparar os nossos jovens para o mundo do trabalho. Essa esperança que nos move é o compromisso de fazermos do nosso país um lugar de oportunidades e garantia de direitos para todos, todas e todes!".
A diretora presidente da Pontos Diversos, Renata Martorelli, falou sobre o projeto: "Desenvolvemos uma tecnologia que pensa no caminho desses jovens para promover transformações individuais que repercutam exponencialmente no coletivo. A travessia metodológica proposta considera a complexidade das questões sociais contemporâneas e se coloca como uma estratégia de efetividade comprovada para a transformação social e solução de problemas. Além disso, somos uma importante articuladora entre os diversos agentes que envolvem o sistema socioeducativo, a fim de promover um diálogo intersetorial para a garantia de direitos e melhores soluções possíveis!".
A ação vai envolver 30 jovens em cumprimento de medidas socieducativas e internação, oferecendo cursos de formação profissional nas áreas de tecnologia de formação e inclusão no mundo do trabalho, financiados pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).
Também estiveram presentes: Carlos Martins, Secretário da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS); Gleide Gois, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia; Viviane Rocha, Gerente Case Salvador e Jurandir Moreira, Gerente da Case CIA.
Fundac - A Fundação da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (Fundac) é o órgão responsável pela gestão da política de atendimento ao adolescente em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação no estado da Bahia. Acolhe adolescentes entre 12 e 21 anos incompletos, realizando o atendimento socioeducativo de acordo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE (Lei 12.594/2012). Foi criada em 1991, através da Lei 6.074, que transformou a antiga Fundação de Assistência a Menores no Estado da Bahia (FAMEB). É uma fundação com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, patrimônio próprio, com sede e foro na cidade de Salvador e jurisdição em todo território do Estado, vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS).