Pontos Diversos

  • A Pontos Diversos
    • Quem Somos
    • Áreas de Atuação
    • Público
    • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    • Ações e Resultados
    • Transparência
    • Parceirxs
  • Projetos
  • Doações
  • Mídia
    • Notícias
    • Pontos de Vista
  • Fale Conosco
20 julho 2019

Guego Anunciação. O futuro é agora, e ele é preto

Artista da dança, bailarino, coreógrafo, professor e mestrando em dança pela UFBA

Ao acessar uma notícia na televisão, rádio, jornal impresso ou mídias digitais que comece com a frase “um jovem negro suburbano”, o que normalmente preveem os pensamentos do(a) espectador(a)? Opção um, dois, três... Vamos lá! Começarei assim: Um jovem negro suburbano, ou melhor, o jovem negro suburbano, artista, educador e revolucionário tem nome, sobrenome, afeto e muita potência criativa. Sua carreira na área de dança tem como expressão principal o balé.

Atualmente está na pós-graduação, mais precisamente no mestrado da Universidade Federal da Bahia, pesquisando a presença do corpo negro no balé, produzindo conhecimento e pontes que viabilizam a dança clássica, dentre outros espaços, nas periferias do Brasil e do mundo. O incômodo de adjetivos e práticas ofensivas acerca de sua cor, território e identidades foram ignição para seu avanço e, na trajetória espetacular, não lhe faltaram referências, muitas delas suburbanas como ele. Inspirações para a sua vida e carreira.

As periferias do Brasil são férteis em referências promissoras para a juventude, não só nas artes como em outras áreas do conhecimento. Os saberes suburbanos costumam se desenvolver em um cenário de escassez e ausências, as crianças crescem cheias de “não” e lidar com tantas negações, em um período de descobertas, pode oferecer riscos para o desenvolvimento do jovem e para sua atuação na sociedade.

Neste cenário de restrições surgem as contradições: Minoria representativa é maioria real, silenciados gritam em favor da sua existência, enquanto se negligencia saúde, segurança, educação e moradia. Mas quando o oprimido percebe suas potências, bum!!! Nada será como antes. Sendo assim, retomarei as apresentações e deixemos que o próprio sujeito, protagonista da sua história, inspiração e referência para mim e tantas outras pessoas, manifeste o brilho da sua presença, resistência e plenitude.

 

Entrevista realizada com Guego Anunciação

Natureza França: Quem é Guego?

Guego Anunciação: Guego é força, determinação e superação. Negro, nascido e criado no subúrbio de Salvador, usei isso como ignição para tudo que tenho me tornado e me tornarei. Guego é Afrofuturista!

Natureza França: Guego, como foi a sua infância?

Guego Anunciação: Minha infância se deu particularmente em Tubarão/Paripe, bairro do subúrbio ferroviário de Salvador. Tive uma infância que eu não troco por nada. Tudo aquilo me fez crescer e ser quem eu sou hoje. A educação sempre foi algo forte na minha casa. Meus pais todo tempo me incentivaram e estimularam para os estudos, para avançar, crescer na vida e não ser mais uma estatística. Tive uma família estruturada nos moldes que a sociedade quer. Pai, mãe, filho e filha. Minha família é tudo! Foram e são meus primeiros fãs. Sem eles eu não seria nada. Pude ter acesso a algumas informações, locais e espaços, talvez pelo fato de minha família ser composta por pessoas da área da educação, especialmente minha tia avó, Ednalva Lúcia, mais conhecida como Dina, que foi e é um grande exemplo de mulher para toda família. Minha tia avó era a maior pessoa que estimulava nossos estudos, queria muito que ela pudesse ver aonde eu cheguei, afinal, isso é fruto do trabalho dela. Como outras crianças negras, tive muitas invisibilidades, e só depois de muito tempo que vim notar o quão forte aquilo era. Os outros queriam me moldar, para que eu estivesse no local que eles achavam que negro tem que estar. Eu sempre fui persistente, mas, sem o apoio da família, nunca conseguiria. Nunca.

Natureza França: Quais são as suas referências?

Guego Anunciação: Minha base são minhas referências. Minha tia avó que era a grande matriarca da família Anunciação, minha vó paterna, que sempre foi guerreira e um ser humano incrível, meu pai, que sempre sustentou a casa, minha mãe que sempre me ensinou o caminho. Tenho muitas referências na minha vida profissional, que eu não ouso citá-las, pois posso acabar esquecendo alguém.

Natureza França: O que fez e o que faz na vida?

Guego Anunciação: Sou artista da dança, bailarino, coreógrafo, professor e mestrando em dança. Trabalho com criação e difusão em dança, técnicas corporais, especialmente o balé clássico que é a mais duradora da minha formação.

Natureza França: O que você nos conta sobre sua experiência em Dança, Educação e Revolução enquanto artista educador?

Guego Anunciação: Minha primeira experiência com dança foi vendo o grupo baiano É o Tchan! e adorando ver Jacaré dançando. (risos) Eu amava!!! Com técnicas codificadas, tudo começou por volta dos 13 anos, quando pisei pela primeira vez numa escola de balé. Fiz até os dias de hoje, ou melhor, faço. Obviamente que com o passar do tempo a minha relação foi mudando, fui começando a entender o contexto das coisas. Depois de um tempo, principalmente quando ingressei na universidade, em 2010, comecei a dar aulas. Eu já sabia que eu seria professor, só não sabia de qual área. Achei que seria de história ou educação física, porque sempre tive medo e receio em viver da dança, porque nos falam sempre negativamente. Viver de arte no Brasil é bem difícil, sendo negro, mais ainda.

Natureza França: O que te faz minguar e o que te faz crescer?

Guego Anunciação: Acho que é um paradoxo essa pergunta. A dificuldade me faz minguar, e, ao mesmo tempo, ela me faz crescer. O fato de não ter algo, me deixa num lugar inquieto que acaba virando tesão para o crescimento. É tipo uma flor que nasce no meio do caos. Tenho tentado pensar assim.

Natureza França: Quais os principais trabalhos que você participou?

Guego Anunciação: Eu já fiz muita coisa, muito trabalho. Às vezes acho que já tenho uns 40 anos, mas só tenho 27 (risos). Para mim, a residência artística que fiz com Idan Cohen foi importante demais. Ele é um coreógrafo de Israel que selecionou 5 bailarinos(nas) da Bahia para trabalhar com ele durante um mês árduo. Foi dolorido e ao mesmo tempo delicioso. Para mim, existe um outro artista depois daquela experiência em 2014.

Outra experiência profissional que eu curto muito falar é meu solo "Missa do sétimo dia", que criei por ter sido selecionado num edital. O solo fala sobre o genocídio de jovens negros. O processo foi doloroso porque era e é real, e eu também estou envolvido nisso.

Natureza França: Destaque um desses trabalhos e sua relevância para a sociedade.

Guego Anunciação: Eu acho que esses trabalhos que eu fiz tem uma relevância muito grande para a sociedade, porque tem uma relevância para mim e eu estou inserido nisso. Eu sou essa sociedade, eu sou esse sujeito periférico da sociedade, então acredito que quando um sujeito periférico consegue ter um acesso maior a determinadas coisas, a periferia também vai crescendo, porque é uma daquelas pessoas que a representam. Então eu, nascido e criado no subúrbio, morador de Periperi durante muitos anos, estar envolvido em alguns trabalhos artísticos, dançar o meu solo, por exemplo, dentro da programação do Festival Internacional Viva Dança, em duas cidades do interior da Bahia e em vários outros lugares, assim como fui convidado agora para dançar este solo no México, para mim isso tem uma relevância muito grande para a sociedade porque é alguém que saiu de um espaço, de um estereótipo que é colocado o tempo todo com negatividade e a gente extrapola os índices, sabe? Eu sou mais um jovem negro, nascido na periferia, que não está atrás das grades, por exemplo, que está dentro da Universidade, que está construindo arte, que é educador. Eu acho que adentrar esse universo é importante, porque a gente fala de representatividade e outras pessoas me vendo nesse lugar podem se sentir contempladas de que um dia elas também podem conseguir, também podem chegar. Não é só um sonho, é real.

Natureza França: Já que você é da arte, depois dessa entrevista, o que mais gostaria de acrescentar de forma livre e poética?

Guego Anunciação: A gente está vivendo um período em que as pessoas precisam aceitar, precisam nos engolir no sentido de aceitar o que a gente faz, porque a gente não vai baixar a guarda e durante muito tempo a gente foi invisibilizado, e ainda é, mas eu sinto que a gente está num momento com uma geração que coloca as caras, está dando a cara para bater, que está fazendo, reivindicando. Eu sinto muito orgulho de ser também dessa geração de artistas negros que estão produzindo arte, que estão fazendo difusão, que vivem de arte em Salvador, no Brasil e que os seus trabalhos levam as suas questões, refletem as questões do povo, da sociedade, do cotidiano e que dentro disso tudo a gente traz um discurso muito forte sobre o racismo, sobre a invisibilidade que nos ronda, tenta nos cercar e paralisar o tempo todo, e a gente continua produzindo com isso. Então eu acredito que a gente é muito forte para estar vivendo neste mundo, neste país que é tão racista, excludente e a gente vive de forma digna, honesta e exemplar. Eu fico feliz porque ao meu redor tem pessoas que contribuem muito para isso, me inspiram. Quando eu vejo coletivos negros, coletivos periféricos e pessoas defendendo sua realidade com um modo de vida eficaz, sadio e que merece ser respeitado, eu fico muito feliz. Eu fico muito feliz também porque a gente está lutando o tempo todo contra esse controle que a sociedade vai colocando nos corpos negros, dizendo que a gente precisa ficar nesse espaço, naquele espaço, que aquele espaço é da gente e esse aqui não é, e para mim o que fica muito nítido nisso tudo é que eu posso estar aonde eu quiser porque para mim não dá mais para engolir alguém falar que eu negro não posso adentrar no balé clássico ou que minhas alunas não podem. Esse tempo já acabou, já acabou porque a gente está em tudo, a gente consome tudo, a gente está na cultura, na arte, nas mídias e cada vez mais a gente está rompendo estereótipos e mostrando a força que a gente tem. Isso para mim serve muito de inspiração também, de ver outras pessoas, outras construções e olhar para isso como ignição para o meu fazer.

Notícias

11 fev - Cinergia Diversa leva exibições de...

07 fev - Cinergia Diversa capacita profissio...

Palavras-chave

  • Artista da dança
  • bailarino
  • coreógrafo
  • professor
  • mestrando em dança

Arquivos

2024

03 dez - Cinergia Diversa abre inscrições para cursos gratuitos em Cinema e Audiovisual

08 nov - Pontos Diversos lança cartilha de Acessibilidade para Comunicação mais inclusiva

2023

07 dez - Celebrando a cultura e a diversidade: espetáculo “Abapyranga Y Tuna” destaca a riqueza do Subúrbio/Ilhas

29 nov - Boca de Brasa recebe o espetáculo "Abapyranga Y Tuna: O Subúrbio é uma Viagem"

27 set - Resultados da Seleção de Projetos da Escola Criativa Boca de Brasa Polo Subúrbio/Ilhas

26 set - Boca de Brasa: evento de culminância por Thaiane Cerqueira

29 ago - Evento de Culminância da Escola Criativa Boca de Brasa polo Subúrbio/Ilhas promete experiências sensoriais e celebração artística

27 ago - Ativista, mãe, amiga: conheça a história de Nathalie Barbosa, ex-aprendiz da Pontos Diversos, vítima de feminicídio

12 mai - Boca de Brasa Subúrbio/Ilhas promove Semana de Negócios em Cultura e Economia Criativa

23 mar - Escola Criativa Boca de Brasa Subúrbio/Ilhas realiza aula inaugural

24 fev - Abertas as inscrições para as Escolas Criativas Boca de Brasa - Subúrbio/Ilhas

15 fev - Pontos Diversos é selecionada para executar o projeto “Proteja Bahia! Direitos Humanos no Carnaval 2023"

31 jan - Projeto Nossa Travessia chega ao Colégio Noêmia Rêgo

19 jan - Diretoria da Pontos Diversos inicia o ano com reunião e novidades para 2023

2022

15 dez - Projeto Nossa Travessia: jovens apresentam planos profissionais e recebem orientações de especialistas

14 dez - Pontos Diversos tem proposta aprovada para a execução do projeto Polo Criativo Boca de Brasa

03 dez - Itaú Social: Programa "Reflexões em Desenvolvimento Institucional" tem encontro de encerramento da edição de 2022

23 nov - Projeto Nossa Travessia: jovens produzem cartazes com sonhos profissionais

15 set - Pontos Diversos participa do Itaú Social

08 ago - Pontos Diversos realiza atividades com profissionais e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

05 ago - Vice-presidente da Pontos Diversos realiza palestra de boas-vindas a estudantes de faculdade baiana

30 jul - Jovens ainda podem se inscrever no projeto Nossa Travessia

14 jul - Pontos Diversos participa do Programa Alfa Impacta Mais

12 jun - Jovens em cumprimento de medidas socieducativas recebem formação profissional

25 mai - Inscrições prorrogadas: curso de formação profissional gratuito

16 mai - Curso de formação profissional oferece 200 vagas gratuitas para jovens

11 mar - Pontos Diversos e SETRE assinam termo de fomento

10 mar - Diretora da Pontos Diversos participa de aula inaugural da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

26 jan - Conexões Diversas: Pontos Diversos lança loja virtual

2021

15 dez - Pontos Diversos recebe Selo da Diversidade Étnico-Racial

01 dez - Pontos Diversos promove palestra "Diversidade, equidade e inclusão na prática"

05 nov - Pontos Diversos participa de último encontro de formação do PAIS

01 set - Rifa Solidária fomenta "energia da inclusão"

25 jul - Pontos Diversos é selecionada para programa de aceleração

20 jul - SJDHDS e Pontos Diversos promovem formação em Humanidades para Empreendedores atendidos pelo Casarão da Diversidade

16 jul - Pontos Diversos lança rifa solidária em parceria com a Euzaria nesta segunda (19)

12 jul - Pontos Diversos participa do Prospera 2021

16 mar - Pontos Diversos Entrevista: Carolina Barreto Braga

23 fev - Pontos Diversos lança campanha "Virada da Diversidade"

12 fev - Pontos Diversos e Petrobras promovem encerramento da turma 2020 do PPJA

03 fev - Agenda 2030: Pontos Diversos participa do compromisso de garantir objetivos propostos pela ONU

28 jan - Pontos Diversos participa do Fórum Social Mundial 2021

21 jan - Pontos Diversos e voluntária promovem Projeto Currículo Solidário

2020

21 out - Pontos Diversos apoia iniciativa do FOBAP e FETIPA

21 out - Programação #FiqueEmCasa recebe novidades

11 set - Interpretação de Libras nas lives da Pontos Diversos garantem acessibilidade a conteúdo inclusivo

29 jul - Pontos Diversos levanta debate sobre a violência contra a mulher em live pelo YouTube

16 jun - (Ex) Jovem Aprendiz da Pontos Diversos publica artigo sobre diversidade no Jornal A Tarde desta terça (16)

03 jun - Pontos Diversos debate decisões sustentáveis na Semana do Meio Ambiente

20 mai - Pontos Diversos apoia projeto que debate gênero e cultura popular

11 mai - Programa Conexões Diversas - Especial #FiqueEmCasa | Jovem aprendiz produz vídeo

11 mai - IKIGAI Brasil promove Fórum Digital Solidário nesta terça-feira (12)

05 mai - Programação online promove interação entre equipe e jovens aprendizes da Pontos Diversos

31 mar - Comunicado: continuidade da suspensão das atividades presenciais

20 mar - Comunicado: Paralisação das atividades presenciais

07 mar - Pontos Diversos busca ampliação de atuação em São Paulo

06 mar - Futuro brilhante: Pontos Diversos forma turma do PPJA

2019

09 dez - Pontos Diversos marca presença em audiência pública para discutir mudanças na lei de aprendizagem

09 dez - Sarau da diversidade produzido pelos aprendizes da Pontos Diversos emociona o público na FLEM

31 out - Novembro Negro Inema

29 out - Árvore de Talento

29 out - Matéria com Dão

29 out - Matéria com Jorge Washington

29 out - Saúde e Qualidade de Vida

26 jul - Projetos Finais das Componentes Básicas do Programa Nossa Travessia.

26 jul - Sarau Pontos Diversos 2019

20 jul - Guego Anunciação. O futuro é agora, e ele é preto

2018

26 dez - RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO – PPJA 2018

26 dez - ATENÇÃO: SEGUNDA CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA – PPJA 2018

25 dez - Classificação dos selecionados para apresentação de documentos – PPJA 2018

25 dez - Classificação final após recursos – PPJA 2018

25 dez - COMUNICADO – PPJA 2018

24 dez - Gabarito da Prova – PPJA 2018

24 dez - Pontuação na Prova – PPJA 2018

24 dez - Locais de retirada dos cadernos de prova – PPJA 2018

24 dez - ATENÇÃO: CRONOGRAMA PPJA-2018 ATUALIZADO

22 dez - Atenção: NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº2 – PPJA 2018

22 dez - COMUNICADO: VALIDAÇÃO COM PENDÊNCIA – PPJA 2018

22 dez - Atenção: NOTA DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL – PPJA 2018

21 dez - PROVA PPJA 2018 – COMUNICADO Nº 01

21 dez - Local de realização da prova – PPJA 2018

21 dez - Data da Prova – PPJA 2018

21 dez - Atenção: NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 1 – PPJA 2018

17 dez - Processo Seletivo PPJA 2018 – VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

16 dez - Jovens aprendizes do Programa Nossa Travessia exibem talento e desenvoltura em Sarau

16 dez - Processo Seletivo para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA 2018

31 out - Sarau Pontos Diversos

03 set - Para Além dos Muros

© 2016-2025 Pontos Diversos - Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental.
Conheça nossa Política de Privacidade

Formulário de Busca

Digite algo para localizar no site.